27 agosto 2010

Poderia ser pior

Que os mortos ressuscitem ou o Passado volte a ser Presente.
Samuel Johnson, Da tristeza

Por que não nasci eu um simples vaga-lume?
Machado de Assis, Círculo Vicioso.

Acontece com todos. De vez em quando, por belo que esteja o dia, isto não afeta a rigidez de nosso mau humor. Às vezes é pior; é triste. Assim somos. Toda pequena sonata de felicidade carrega uma nota de tristeza, ainda que abafada pelo resto da orquestra. E eu não posso ficar triste. Quando fico, penso em coisas estranhas. Perco a vontade de encher a cara, em acordar cedo para correr, e ainda em fazer exercícios durante o dia; penso em fazer a barba, o futebol não tem tanta importância, os filmes da tarde na TV parecem interessantes e uma salada de legumes parece um prato saboroso. Terrível demais para que dure muito tempo.

18 agosto 2010

Gripes e resfriados

Vez ou outra somos pegos de surpresa. Acordamos com uma tremenda indisposição e o início de uma dor de cabeça. Passa-se pouco tempo e logo aparece a coriza, acompanhada de febre e dores dispersadas por todo o corpo. Ao final deste dia, você possivelmente já estará espirrando e acamado. Enfim, estamos gripados. Certo? Nem sempre.

11 agosto 2010

Está certo?

Mãe que clama por justiça quando essa deveria estar atenta, como uma sentinela velando pelos seus, a justiça por hora deveria ganhar os tonos do nosso implacável sistema de cobrança financeiro, penso como seria inebriante ter a justiça cobrando juros e mora e demais encargos convenientes de sentenças não cumpridas em dias, como seria protecionista e até invasiva, expondo num cadastro de consultas online: data, débito e valor de seus maus pagadores; não no intuito de criar um estigma, mas bastasse cumprir a sua pena, e o seu nome sairia desta lista.

06 agosto 2010

Do começo ao fim.

Você foi a minha vida, hoje é a minha morte e amanhã quiçá minha liberdade conquistada!

Você foi o meu sorriso e hoje é minha angústia, a minha pureza e agora minha sujeira. O meu descanso e o meu tormento. Um sonho e um pesadelo. O amor e o ódio.

Você foi a ideologia dilacerada, o desejo interrompido e o sexo mal acabado.

Você foi o delírio dos casais apaixonados e o pranto dos desesperados, foi a verdade absoluta e a mentira dissimulada.

Você foi o desejo de uma gestante e o repúdio de um desvairado.

Você foi o sorriso de uma criança, hoje, o olhar triste de um condenado.

Você foi um dia lindo e uma noite sombria, foi a calmaria de um coração inquieto e hoje a tempestade de um coração apaixonado!

Você foi o carnaval. Ah... O carnaval! Agora a marcha fúnebre.

Hoje você é uma vida não vivida, o tempo perdido e os dias infinitos...

Os sonhos não realizados.

O beijo não roubado!

A mãe desolada, a criança abandonada e uma alma já cansada.

Hoje é um navio negreiro, o cheiro de clorofila aprisionado no cárcere de meu passado iludido. Roubou minha paz e minha esperança. Levou meu sorriso e minha alegria!

Sinto, pois foi você o meu amor, meu grande e único amor. Hoje, a mais frustrante lembrança que corrói todos os dias minha alma apaixonada.

Ainda dar-te-ia um longo beijo banhando em doce veneno até que nos consumíssemos, e então, o levaria para o inferno em que a minha vida se transformou.

Hédigila Thábata