30 outubro 2009

Dos camundongos reprogramáveis














Conheci Iuri Casaes em 2005, quando eu comprei sua HQ independente, A Pala, e ele me chamou pra tomar uma. No bar eu vi um bocado de seus desenhos, e pedi pra ele desenhar alguma coisa. Aquilo me impressionou. Ele desenhava direto na caneta, numa velocidade espantosa, como se não precisasse pensar pra fazer isso. Desenha qualquer coisa, em qualquer estilo. E, surpreendentemente, ainda consegue melhorar. Até hoje não conheci desenhista melhor, e conheço vários desenhistas excelentes. Nas próximas semanas, entre cada texto, será postado algumas de suas ilustrações.

28 outubro 2009

Do direito das pessoas e das pedras

Preservar é fashion, preservar árvores e culturas é a ultima tendência primavera-verão. Aceitar este mundo sustentável e correto é um exercício penoso que tento aperfeiçoar em vão, tento tomar as dores de feridas que não sinto. Cada árvore que vejo pela televisão é uma cadeira, uma porta ou uma mesa em potencial, são apenas bonitas, nada mais. Sou um sujeito do concreto, amplamente civilizado na tradição ocidental-cristã. Besouros, micos e araras não fazem parte da minha dieta de preocupações, estão tão distantes e são tão irreais quanto as fábulas comunistas do século passado. Sou cativo do meu tempo e, talvez por não possuir filhos, não me animo com um futuro póstumo. Ando por aí e vejo muitos aleijados escorando-se nestas muletas éticas. Sinto-me nauseado, violentado por estas tendências conservacionistas. Como diz Matt Ridley, “a noção de vida em harmonia com a natureza se baseia apenas no desejo de que seja verdade.”

24 outubro 2009

Definindo o Processo saúde-doença

Alguém aqui já se perguntou o que é estar sadio? Ou ainda mais difícil, quem sabe quando é ultrapassada a linha e se está doente? De imediato, admite-se que as definições de saúde e doença não são estáticas nem imutáveis, e desse modo, não apresentam conceitos definidos. Seus significados flutuantes são estados não específicos que envolvem um equilíbrio entre fatores intrínsecos e extrínsecos ao organismo. Em sentido absoluto, saúde e doença não existem, são na verdade uma gradação dentro do mesmo processo.

20 outubro 2009

Geóide Mágico

Como algumas vezes me perguntaram o que é geologia e eu não tinha uma resposta pronta ou notei que sempre há alguém suspirando que não serve para nada, resolvi escrever isso.

É provável que todos têm alguma noção a respeito do planeta Terra e de outros planetas rochosos. Necessariamente, os outros não são interessantes ainda. O conhecimento geológico serve para identificar as concentrações de elementos químicos específicos, para encontrar água onde ninguém espera, para construir túneis e barragens com segurança e dentre outras coisas que não lembro. Então a geologia é algo útil para todos.

19 outubro 2009

Prêmio de Música de Câmara

Parabens Laio! Premiação de Música de Câmara.

A Pulga e o Cachorro, no TCA dia 26 agora, às 20:30.

Pra galera toda ir.

(Esse a gente tem que respeitar mesmo).

18 outubro 2009

A bárbara de Eurípides e o Deus ex machina de Pasolini

A Medéia, uma das principais tragédias de Eurípedes, apresenta o personagem homônimo conhecido por muitos pelo epíteto da “mãe que matou os filhos para causar sofrimento ao marido que a trocou por outra”. Este epíteto não deixa de ser verdadeiro, porém reduzir o personagem a isto é um modo limitado de pensar. A lógica da vingança pura e simples de seu marido Jasão não convence a todos que se debruçam sobre o assunto e buscam entender a complexa personagem.

12 outubro 2009

Icaríneo

Nuvens descem
O Sol ferve
O Mar goteja
Destas alturas
Tudo borbulha
Nenhuma luz está acesa

Rumar as estrelas é tarefa inútil
Coisa de bardos e bestas

Procuro a sombra funesta
Do que não presta
E de quem deseja
Quem dera o vinho fosse
A veia acridoce da moça ali quieta

Chegada dos sem porto
Partida dos sem meta...


Foi-se


Edson de Paula

Conto meu

João Filho, escritor até famoso por aí, me pediu pra publicar um conto meu no blog dele.

Pra quem não leu ainda, o endereço é este: http://www.verbeat.org/blogs/hiperghetto/2009/10/o-conto-abaixo-e-do.html#comments

04 outubro 2009

A Vida dos Outros

Tenho mania de encarar os livros de duas maneiras: ora são estórias que, durante o período de leitura, se confundirão com a minha; ora enquanto dados ditos importantes para, digamos, um aprendizado. Adentrar nesse universo construído em via dupla, a de quem escreve e a do leitor, é sem dúvida um caminho cheio de novidades. Pois bem, foi dentro de tal perspectiva que me deparei com Persépolis, livro da iraniana Marjane Satrapi, que retrata portanto suas verdades sobre a construção da história de sua nação.